Em 2013, ainda em parceria com o Núcleo de Arte e Dança (Porto Alegre, RS), a Alma – Ópera Rock monta sua primeira adaptação de texto clássico: A tempestade, de William Shakespeare. Os cursos preparatórios foram novamente realizados, sendo encerrados em Julho com uma apresentação no Colégio Marista Champagnat (Porto Alegre, RS), na IV Mostra de Arte do Núcleo de Arte e Dança. A partir daí começou-se a trabalhar para o Festival Novas Cenas, no Teatro Túlio Piva (Porto Alegre, RS). Em Outubro de 2013, o grupo participou do Festival Pedritense de Teatro (Dom Pedrito/RS). Após isso toda a atenção foi direcionada para a finalização do espetáculo para a temporada de novembro no Teatro Bruno Kiefer, localizado na Casa de Cultura Mário Quintana.
A tempestade é baseado na produção homônima de William Shakespeare e, na nossa versão, conta a história de Próspera, que fora expulsa da Itália por a julgarem bruxa e isolada em uma ilha no meio do Mediterrâneo. Lá cria sua filha e planeja a tão esperada vingança, que será a redenção deste trabalho executado pelo grupo ao som das músicas do álbum Aqua, da banda brasileira Angra.
Texto: William Shakespeare, com adaptação de Lucas de Melo Bonez (org.), Maria Clara Oliveira, Léo Cruz, Natália Wingen, Bruna Mascarenhas e Vinícius Fratin.
Elenco: Bruna Mascarenhas, Natália Wingen, Vinícius Fratin, Jasmin Stariolo, Maicon da Cunha Viei-ra,
Alana Morais, Renata Lazzarotto, Bruna Plentz, Ricardo Silva, Léo Cruz, Luiz Henrique Ruiz, Ana Luísa Neurkichen, Maithê Makowski, Luísa Farias, Isadora Viegas.
Coreografia e Assistência de Direção: Maíra Prates.
Direção: Lucas de Melo Bonez
Peça selecionada para Festival Pedritense de Teatro (Dom Pedrito/RS)
Festival Novas Cenas (Porto Alegre/RS)
Apresentação realizada no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre/RS) nos dias 14 e 15 de novembro de 2013.