Não somos atores, dançarinos ou cantores, mas entusiastas da Ópera como uma manifestação de arte exigente e dotada de muitas virtudes e possibilidades de expressão. A Ópera, por ser um híbrido de música, teatro, artes visuais e dança tem a capacidade de provocar a reflexão, curiosidade e criatividade no aluno.
A ideia original do projeto surgiu em 2008, nas aulas Língua Portuguesa e Literatura do professor Lucas de Melo Bonez no Instituto Santa Luzia e se espalhou rapidamente para as outras matérias, se tornando multidisciplinar. A cada ano o grupo original foi aumentando com o interesse de outros alunos e professores. Em 2011 finalmente decidimos expandir o projeto para além da planilha horária escolar e montar um piloto de atividade paralela, com inscrições de alunos de fora da escola. Foi um sucesso entre os participantes e para o público.
Ano a ano, a Alma Ópera Rock tem crescido e criado novas formas de ensinar e aprender. Nossa caminhada nos trouxe a um novo momento: expandir o projeto para que mais pessoas o conheçam e o explorem, a fim de proporcionar arte e educação de qualidade à comunidade estudantil.